Orkut Twitter facebook rss
início > conheça o espírito santo

Região do Verde e das Águas

Municípios: Aracruz, Conceição da Barra, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Rio Bananal, São Mateus e Sooretama.

Composta por nove municípios, a Região do Verde e das Águas é formada pelo litoral norte capixaba, divisa com Bahia. Possui riquezas naturais e culturais que permitem ao turista adentrar-se na história dos municípios e vivenciar o bucolismo das praias e rios, muitas vezes o encontro dos dois. Uma experiência ímpar.

A 80km de Vitória (capital), encontra-se o município de Aracruz. Cercada de atrativos naturais, abriga reservas das tribos Tupiniquins e Guarani, que comercializam seu artesanato à beira da rodovia ES-010. A partir da instalação da Usina de produção da Aracruz Celulose, o município tornou-se referência mundial na produção de celulose branqueada, o que alavanca a economia da região.

Linhares, município conhecido como Paraíso das Águas, abriga 25% das reservas de Mata Atlântica do Estado e 64 lagoas que formam o maior complexo lacustre da Região Sudeste, tendo como principal a Lagoa Juparanã, com 38 km de extensão e é dotada de bares e restaurantes logo na chegada principal. Acesso depois de Linhares, matenha-se na BR-101, vire à esquerda e ande 300mt. Logo verá a linda paisagem. Observe a sinalização na BR. É uma excelente opção de lazer para família. O mar e as ondas fortes deste roteiro são apropriados à prática de esporte aquático, como em Regência - vila de pescadores, distrito de Linhares - que recebe circuitos estaduais e nacionais de surf e bodyboard. Ainda em Regência, é desenvolvido o Projeto Tamar que cuida da preservação das espécies de tartarugas marinhas. Quatro das cinco espécies encontradas no Brasil desovam no Espírito Santo.

São Mateus é uma cidade que possui um rico patrimônio histórico/cultural. Nela situa-se o Porto de São Mateus, cujo entorno possui 32 sobrados, construídos nos séculos XVII e XIX e tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que remetem o turista à época da aristocracia rural. No litoral, a ilha de Guriri - distrito de São Mateus, uma das maiores do Estado, anexada ao continente por uma ponte sobre o Rio Mariricu, é o principal ponto turístico para quem curte badalação. O carnaval é uma ótima opção. Para quem gosta de um lugar mais calmo, não pode deixar de ir à Barra Nova - vila de pescadores, distrito de São Mateus, onde acontece todo ano a festa do camarão. A vila possui lindas praias, pousadas, restaurantes com música ao vivo e tem opção de passeios de barcos. Acesso, antes de Guriri, virando a direita a 25km.

Conceição da Barra, conhecida nacionalmente como a capital capixaba do forró - o forró de itaúnas, reúne lindas praias e dunas. Com características de Nordeste do Brasil, Itaúnas - que é um distrito de Conceição da Barra, possui dunas de até 30 metros de altura. Um lençol arenoso que invadiu casas e soterrou o primeiro núcleo populacional iniciado a mais de 300 anos. Na vila de Itaúnas ocorre todos os anos o festival de forró de Itaúnas. Pessoas de todo Brasil vão para a região curtir o festival e aproveitam as dunas e praias, todas munidas de quiosques que servem uma saborosa moqueca capixaba, dentre os princiapais pratos. O município resguarda também o Parque Nacional de Itaúnas, criado em 1991, muito bem preservado, com infinitas variedades em sua fauna e flora. Isso lhe deu o título de Patrimônio da Humanidade concedido pela Unesco. Na entrada do Parque de Itaúnas há uma base do Tamar aberta a visitação. Logo depois de Itaúnas, encontra-se a Praia do Riacho Doce - divisa com Bahia. Um lugar mágico, onde o rio desagua no mar, formando uma linda paisagem. Riacho Doce foi considerada a segunda praia deserta mais bonita do Brasil. Possui restaurantes e pousadas. Vale a pena conferir. A Região do Verde e das Águas é um roteiro exuberante em belezas naturais, culturais e curiosidades que causam encantamento nos turistas.

Conheça a Região do Verde e das Águas. Supreenda-se com o Território Capixaba!

Compartilhar:

compartilharCompartilhe!