Orkut Twitter facebook rss
Home > Municípios > São Mateus

São Mateus

São Mateus é uma das cidades mais antigas do Brasil, está localizada na Região do Verde e das Águas a 222 km da capital Vitória no litoral norte capixaba. Com quase cinco séculos de história, encanta a todos com seu patrimônio histórico/cultural e arquitetônico. São inúmeras igrejas e praças. No centro, por exemplo, situa-se as ruínas da Igreja Velha inacabada, do século XIX, a Igreja de São Benedito e a Matriz, ambas do século XVIII.  O município é cortado pelo rio São Mateus (Cricaré) que, na época da colonização servia como única forma de acesso à vila. Na cidade baixa pode-se encontrar o Sítio Histórico do Porto de São Mateus. O conjunto arquitetônico formado por casarões no porto foi construído nos séculos XVIII e XIX pelos índios e escravos. Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) em 1976 o local é aberto a visitação e abriga a Secretaria Estadual de Cultura, Casa do Artesão, Casa da Gastronomia, Biblioteca Pública, Sala Ciro Sodré, Teatro Municipal, Centro de Informações Turísticas (CIT), bem como restaurante e pousada. São Mateus é história, cultura, arte e muita diversão.

Por ser uma cidade litorânea, as atrações são muitas. A 12 km do centro, encontramos a Ilha de Guriri, um lugar privilegiado com belezas naturais incríveis. A ilha conta com uma base do Projeto Tamar que cuida das tartarugas marinhas - o local é aberto a visitação. Guriri possui praias de águas mornas - algumas semidesertas, como Praia de Barra Nova, Gameleira, Ranchinho, Caramujo, Aldeia do Coco, Brejo Velho e Oitizeiro. Já as praias de Campo Grande e Uruçuquara são cartões postais da região. As praias são munidas de bares, restaurantes e pousadas. Todas possuem infra-estrutura boa e são de fácil acesso. Em Barra Nova - uma vila de pescadores a 25 km de Guriri, pode-se encontrar, restingas, manguezais e como atração principal, somos presenteados com o encontro das águas do rio Mariricu com o Oceano Atlântico. Uma paisagem inesquecível. A Vila de Barra Nova possui ótima infra-estrutura para receber os turistas. Todo ano, turistas de todo Brasil, principalmente no carnaval ou no Festival do Camarão, lotam a vila e se divertem com atrações musicais bem como saboreiam diversos pratos típicos da região. Todos servidos com o principal tempero, o prazer de atender bem.

São Mateus é um lugar para ser conhecido com calma. Sua história e cultura estão representadas no centro da cidade e no seu povo. O litoral destina-se ao descanso, badalação e momentos de lazer com família e amigos. Escolha o destino que mais lhe agrada e boa viagem!

Conheça São Mateus. Surpreenda-se com o Território Capixaba!

Características Geográficas

  • Estimativa da População: 101.613 (IBGE 2009)
  • Site Oficial: www.saomateus.es.gov.br
  • Aniversário: 27 de setembro
  • Telefone da Prefeitura: (27)3767-8898
  • Área Territorial: 2.343km²
  • Região: Nordeste
  • Distância da Capital: 222km
  • Rota Turística: Região do Verde e das Águas

Compartilhar:

compartilharCompartilhe!

Eventos

31

DEZ
Réveillon agitado em Guriri e Barra Nova

A Prefeitura Municipal de São Mateus,...

Guia de São Mateus

Praia de Barra Nova

Vila de Barra Nova...

Praia do Bosque

Distrito de Guriri...

Praia de Guriri

Ilha de Guriri...

Clique para Expandir