Orkut Twitter facebook rss
início > conheça o espírito santo

CONHEÇA O ESPÍRITO SANTO

Localizado na região sudeste do Brasil, divisa com Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Oceano Atlântico, o Espírito Santo possui uma extensão territorial de aproximadamente 46 mil quilômetros quadrados e 3,5 milhões de habitantes (IBGE 2010). Dividide-se em 78 municípios, sendo Vitória a capital do Estado.

Seguindo o modelo de regionalização do turismo, o Espírito Santo está dividido em 10 Regiões Turísticas, demostrando todo seu potencial econômico e turístico, sendo um dos estados que mais cresce no Brasil, atraindo turistas e investidores nacionais e internacionais. As Praias do Espírito Santo formam uma das regiões mais bonitas do Brasil. São mais de 400 km de litoral, de norte à sul, passando pela Região Metropolitana. Matas preservadas com trilhas, rios, lagoas e cachoeiras que possibilitam a prática de esportes radicais, rampas para voos livres, pesca marítima esportiva, mergulho nas águas cristalinas de Guarapari - conhecido nacionalmente. Agroturismo, agricultura familiar, ecoturismo, sítios e propriedades rurais abertas à visitação, que proporcionam maior interação com a natureza. Parques, patrimônio histórico e cultural, folclore, turismo religioso, artesanato, arte e música. Tudo isso mesclado harmoniosamente com a modernidade dos centros urbanos. Este é o Espírito Santo, um lugar mágico e rico, onde se cultiva a história, a cultura e as raízes de nossa gente.

O capixaba é um povo hospitaleiro, feliz e trabalhador. Sua história está intimamente ligada aos imigrantes europeus, onde colonizaram a maior parte do Estado. Hoje podemos colher os frutos desta conquista. Os imigrantes são cultura viva que enriquecem e enobrecem cada lugar onde fincaram suas comunidades, hoje, lindas cidades repletas de traços europeus. Podemos vivenciar e sentir a cultura dos povos imigrantes nas igrejas, praças, casarios, teatros, pontes, centros históricos, ferrovias, etc. As comidas, danças e trajes típicos são umas das lembranças que levamos ao visitar uma região com predominância de imigrantes. A magia das festas é inesquecível.

Na culinária, o Espírito Santo se destaca devido seus diversos pratos típicos, como a moqueca capixaba e a torta capixaba, ambas que podem ser encontradas e saboreadas na maioria dos restaurantes e quiosques. Vir ao Estado e não comer uma moqueca e torta capixaba lhe faltará algo muito importante: o sabor da nossa cultura.

As cidades possuem infra-estrutura para receber o turista. O Estado possui 760 km de rodovias estatuais e federais. Todos os municípios têm rodovias pavimentadas e alguns trechos estão recebendo melhorias. Quanto à malha viária, destacam-se a BR-101 que liga o Estado ao Rio de Janeiro e a Bahia e a BR-262 que leva até Minas Gerais. O aeroporto internacional de Vitória está recebendo obras de ampliação. O Espírito Santo ainda conta com o complexo portuário - maior da América Latina. O porto de Vitória fica repleto de navios de cargas que importam e exportam produtos para o todo Brasil e alguns países. Durante o verão os transatlânticos também passam por aqui, estes têm nossa capital como roteiro turístico. Além disso, possui ampla rede de estabelecimentos nos setores de alimentação, meios de hospedagem, entretenimento, transporte, agências, entre outros. No turismo de negócio está a cada dia mais forte. A Região Metropolitana possui centros de convenções para realização de grandes eventos nacionais e internacionais. Tudo isso aquece o turismo na região, gera emprego e renda e proporciona desenvolvimento acelerado para o Estado, que cresce acima da média nacional, sendo líder na produção de vários produtos nos setores de agricultura, mármore e granito, celulose, petróleo e gás, por exemplo.

O Espírito Santo é um lugar diferenciado. Aqui suas férias e seus investimentos estarão garantidos. São atrativos para todos os gostos. Reúne praias e montanhas, natureza e modernidade, história e cultura, delícias e bons negócios. Os capixabas estão de braços abertos esperando por você.

Por tudo isso, Conheça o Espírito Santo. Surpreenda-se com o Território Capixaba!


    MAPA DO ESPÍRITO SANTO E SUAS 10 REGIÕES TURÍSTICAS OFICIAIS